Homepage » Detran » Converter multa de trânsito leve ou média em Infração

Converter multa de trânsito leve ou média em Infração

Converter a multa de trânsito em advertência tem sido uma opção de muitos motoristas, mas nem sempre o processo é simples.

Muitas pessoas estão procurando formas de converter sua multa de trânsito leve ou média em infração. Este é um recurso que até então não era do conhecimento de grande parte da população, mas graças à internet a notícia tem se espalhado muito rápido.

Em seu artigo 267, o Código de Trânsito Brasileiro diz:
Art. 267 – Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.”

Converter multa em infração

Ou seja, se você cometeu uma infração no trânsito que seja de natureza leve ou media, e não recebeu multas nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo, poderá recorrer para não ter que pagar o valor.
Para isto é preciso se dirigir ao DETRAN para solicitar o formulário próprio, utilizado para que se possa solicitar a conversão da infração em advertência. Será preciso levar carteira de motorista com cópia e também a multa recebida.
Mas pode não ser assim tão simples, em alguns casos o infrator não tem sua multa convertida em advertência, mesmo preenchendo todos os requisitos e é preciso recorrer ao judiciário, solicitando a conversão por meio do Mandado de Segurança.

Então o ideal é você procurar o DETRAN de sua cidade para se informar, e caso não tenha seu problema resolvido, consulte um advogado de sua confiança para que possa se informar sobre quais os procedimentos recomendados para o seu caso.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *