Homepage » Saúde » A Primeira Menstruação da Menina

A Primeira Menstruação da Menina

Os pais devem ficar muito atento quanto à primeira menstruação da filha, para que ela esteja muito bem informada quando chegar a hora.

A primeira menstruação pode ser um momento muito feliz ou muito angustiante para algumas meninas. Mesmo sabendo que é algo natural e que todas irão passar por isso, ainda hoje é visto com certo medo e receio por algumas garotas. Antigamente a primeira menstruação acontecia entre os 14 e 16 anos, hoje, essa idade caiu bastante, e já se sabe que até meninas de 9 anos já tiveram sua menarca.

A primeira mestruação

Nesse momento é importante que a pré-adolescente já tenha essa informação, saber que ela poderá menstruar a qualquer momento faz parte da vida dela como jovem mulher em formação, por isso você que é mãe precisa estar pronta para o momento tanto quanto ela.
Não precisa oferecer presentes, fazer festa ou sair espalhando para amigos próximos e familiares sobre a novidade. A primeira menstruação é um momento muito íntimo e precisa ser respeitado.

Converse com sua filha, explique como acontecerá o ciclo, como deve ser usado o absorvente e deixe claro que isso é muito natural e só significa que ela está entrando em uma nova fase. O corpo dela irá sofrer mudanças assim como o próprio comportamento, que deixará de ser tão infantil. Mas o mais importante é que você entenda a reação dela, se ela não aceitar por um tempo, respeite o tempo que ela vai conseguir absorver bem a ideia de ter se tornado uma jovem mulher.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *