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Boot Camp: a atividade física que vem atraindo a atenção nas academias

Definitivamente a criatividade humana não tem limites. E nesse caso, trata-se da “nova onda” que vem invadindo as academias do mundo todo, conhecida como “Boot Camp” ou simplesmente “Campo de Treinamento”.

Uma ideia que não é nova,  já que no início dos anos 90, ex-soldados e mariners (fuzileiros navais americanos) inspiravam grupos de indivíduos a praticarem exercícios que caracterizavam-se, basicamente, por  incentivá-las “A irem cada vez mais longe em suas capacidades físicas”.

Não demorou para esse tipo de modalidade se espalhar pelos EUA, e ser cognominado de “Destruidor de Calorias”, já que a possibilidade de emagrecer com o Boot Camp, vinha do fato de que os exercícios físicos eram feitos com base na disciplina militar (sem aquela severidade), por meio de palavras de comando, intensidade, variação de movimentos, intervalos entre os exercícios aeróbicos e os de força; resultando em um emagrecimento mais rápido que o normal, além da tonificação também mais rápida do corpo. 

Treino Boot Camp

Como funcionam os exercícios Boot Camp

Como foi explicitado acima, o Boot Camp baseia-se no uso da técnica militar de disciplina, resistência e da ultrapassagem de limites. 

Para isso, a técnica exige variação, onde um exercício praticado em não mais que 5 minutos irá exercitar o cárdio, até que se passe para outro (durante esse mesmo espaço de tempo) que exercite os músculos, para outro que vise basicamente o emagrecimento, e assim sucessivamente.

Isso totalizará não mais que 1 hora de exercícios intensos que trabalharão os músculos, o cárdio e sobretudo a mente, já que um dos objetivos desse tipo de atividade física é, segundo o preparador físico Marcos Cordeiro, “O emagrecimento acompanhado da superação de limites e barreiras pessoais de suportar o estresse”. 

Ainda como auxílio a essa técnica, essas atividades físicas podem ser executadas na praia, parques e demais ambientes ao ar livre, por meio de corridas com halteres, subidas e descidas em degraus, correr o mais rapidamente possível em uma distância prefixada, além de usar rampas, pneus e demais equipamentos típicos dos exercícios Boot Camp, que estimulam a ultrapassagem dos limites físicos e mentais de indivíduos saudáveis e devidamente autorizados por um médico especialista.

Exercitar a mente e emagrecer com o Boot Camp

Segundo um dos pioneiros dos exercícios Boot Camp no Brasil, o carioca de 54 anos, Paulo Zulu, em entrevista ao site gnt.globo.com, “Tentamos estimular no indivíduo a liberdade de que ele pode exercitar-se em qualquer lugar, não dependendo dos aparelhos da academia, e ao mesmo tempo, instigando o indivíduo a cuidar do próprio corpo”.

E o que a maioria dos profissionais em educação física afirma, é que esse tipo de exercício físico é capaz de fazer um indivíduo perder até 700 calorias em não mais que 50 minutos de aula, definir barriga, pernas, panturrilhas, abdômen, peitoral; mas, principalmente, estimulá-lo mentalmente, fazendo-o perceber sua capacidade de ir além, diferentemente do que ocorre com as outras modalidades.

No entanto, o que se deve ter em mente é que a modalidade Boot Camp deve ser praticada por indivíduos saudáveis, sob rigorosa orientação médica, e sob orientação de um profissional em educação física, que será capaz de adequar os movimentos àqueles que não são capazes de suportar o impacto de verdadeiros exercícios militares, e fazê-los emagrecer com o Bootcamp de forma saudável e o mais segura possível.

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