Homepage » Saúde » Como obter os melhores resultados com o uso do Aparelho Ortodôntico

Como obter os melhores resultados com o uso do Aparelho Ortodôntico

Dentre os principais resultados a obter com o uso do aparelho ortodôntico, temos: Uma dentição perfeita, um sorriso atraente e um aspecto de cuidado e higiene, que muitas vezes se tornam decisivos  numa relação profissional e afetiva, mas também de saúde e qualidade de vida para indivíduos de qualquer idade e classe social.

Graças aos avanços tecnológicos na área da Ortodontia, já se sabe que um mau desenvolvimento dentário pode ser responsável por diversos males como: enxaquecas, distúrbios digestivos, gengivite, hipersensibilidade dentária, além de vários outros tipos de transtornos que, não tratados, podem tornar-se crônicos e de difícil tratamento.

É aí que surge a importância da escolha do aparelho ortodôntico, que é o mecanismo capaz de proporcionar uma correta mastigação (que influenciará diretamente na função digestiva), um desenvolvimento normal da fala, além de uma visível modificação na harmonia facial.

Portanto, não se deve jamais negligenciar a sabedoria que diz que a saúde inicia-se na boca, e que sua manutenção depende da escolha de um profissional capacitado para essa função.

Aparelho Ortodôntico

Como escolher um aparelho ortodôntico

A fim de se obter os melhores resultados com um aparelho ortodôntico, é preciso considerar sua classificação: fixos ou móveis. Os móveis são geralmente recomendados para as crianças, pois sua condição dentária exige um tratamento com pequena movimentação dos dentes. Além disso, podem ser retirados ao dormir, evitando, com essa atitude, que se danifiquem durante a movimentação noturna, resultando no interrompimento do tratamento.

Já os aparelhos ortodônticos fixos, em geral, são recomendados aos adultos, pois sua mecânica realiza uma movimentação maior da arcada dentária (que é o que causa o seu realinhamento e reabilitação).

Sua denominação de aparelho fixo se dá devido à sua forma de ajustar-se aos dentes, que ocorre por meio de bráquetes (pequenos metais que também podem ser de plásticos ou de cerâmica) que são colados na superfície dos dentes, enquanto o arco (fio preso aos bráquetes) faz o trabalho de movimentação deles; resultando na correção e realinhamento da arcada dentária.

De acordo com profissionais da ortodontia, uma limpeza eficiente, a não interrupção do tratamento (que geralmente dura entre 2 e 3 anos), manutenção mensal, entre outros cuidados, é que determinarão os melhores resultados com o uso do aparelho ortodôntico. 

Os avanços da tecnologia no ramo da ortodontia.

Nos dias atuais, quando se escolhe um aparelho ortodôntico, não se busca apenas cuidar da saúde, como também associar esse cuidado a questões estéticas, garantindo um sorriso perfeito e uma harmonia facial .

Modernamente, os aparelhos chamados de autoligados, são considerados os mais modernos no ramo da Ortodontia. Isso porque eles possuem fios mais resistentes e que se adaptam melhor à anotomia facial do paciente, exige uma manutenção (que sempre foi a única parte dolorosa do tratamento) em um maior espaço de tempo, podem ser transparentes (ajustando-se à tonalidade dos dentes e tornando-os quase imperceptíveis) e causam menos dor, o que atrai as crianças.

Lembrando que o tratamento ortodôntico tem uma duração que varia entre 2 e 3 anos (em média). Podendo variar de acordo com a necessidade de cada paciente, e com a habilidade do profissional escolhido para esse fim.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *