Ter Direito ao Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um direito de todo trabalhador brasileiro devidamente registrado e é importante que os trabalhadores conheçam tudo para garantirem o cumprimento do que lhe é devido.

O trabalhador brasileiro tem muitos benefícios e um deles é o Seguro Desemprego que foi criado no ano de 1990 por meio de uma lei e tem como fonte de recursos o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.
O Seguro Desemprego é pago em três parcelas quando o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis e até no máximo onze meses nos últimos trinta e seis meses; terá direito a quatro parcelas o trabalhador que comprovar de no mínimo doze e no máximo vinte e três meses e a cinco parcelas se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de mais de vinte e quatro meses nos últimos trinta e seis meses.

Seguro desemprego

A demissão para receber o seguro desemprego deve ter partido do empregador e não pode ter sido por justa causa, pois neste caso o trabalhador perde o direito de receber o benefício, assim como se pedir demissão do emprego.
O trabalhador dispensado do emprego tem um limite de carência para recebimento do benefício de até dezesseis meses a contar da data que foi dispensado do emprego e o benefício pode ser cancelado se o trabalhador não apresentar documentos que comprovem sua situação de desemprego; se for comprovada falsidade na documentação para o recebimento e ainda por morte do segurado.

Para o ano de 2012 os valores das parcelas deverão ter um reajuste de 14,12%, sendo que acompanha o valor do mínimo que é também o valor da parcela mínima a ser recebida pelo trabalhador (R$622,00) e como parcela máxima o valor será de R$1010,34 e o cálculo do valor a ser recebido é de acordo com o valor de remuneração do trabalhador nos últimos três salários que recebeu enquanto empregado.

Você pode calcular o seguro desemprego no site https://www.iserv.com.br/trabalhador/seguro.asp e até mesmo consultar o saldo do seguro desemprego pela internet no site https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp

Compartilhe isto:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.