Perceber se a criança é hiperativa
Quanto antes você perceber que seu filho é hiperativo melhor será, pois poderá lhe oferecer condições de se desenvolver melhor.
Para os pais que têm crianças desobedientes e agitadas paira uma dúvida: será que meu filho é hiperativo? Este é um distúrbio que pode prejudicar muito a criança, adolescente e até o adulto, pois gera muito desconforto.
Para distinguir a hiperatividade você deve observar alguns fatores, como por exemplo, a criança não consegue ficar sentada, não consegue brincar sossegadamente, correndo e subindo em tudo; falar demais, chegando a interromper as pessoas; dá respostas às perguntas sem pensar no assunto; fica inquieto ou se contorce quando está sentado; não consegue se concentrar nos estudos e acima de tudo pode ter dificuldade de aprendizado.
Para conviver com a criança que é hiperativa os pais devem mudar o estilo de vida na casa, reservando momentos específicos para ficar com ela; dando atenção e valorizando as conquistas que ela faz; não se irritar quando ela faz algo de errado; discipliná-la da maneira correta, sem castigos e punições; estabeleça os limites dela e na sala de aula, peça a professora para colocá-la na primeira fila, para evitar distrações.
Punições e agressividade apenas irão complicar o problema. Dê atenção, valorize seu filho, dedique mais tempo a ele, este sim, são métodos que irão ajudá-lo de verdade.